Plano de Atividades para o Concurso dos Clubes Europeus 2017/2018
Objetivo 1 - Sensibilizar as crianças e os jovens para a importância do património cultural europeu, nacional e local através da educação.
Atividade 1
Comemoração do Dia Europeu das Línguas – Os professores e alunos dos jardins de infância
do agrupamento criam trajes típicos europeus e bandeiras e realizam uma exposição na escola sede.
Comemoração do Dia Europeu das Línguas – Os professores e alunos dos jardins de infância
do agrupamento criam trajes típicos europeus e bandeiras e realizam uma exposição na escola sede.
Os alunos do 8º e 9º ano participam na atividade SWEET TALKS.
Os alunos do ensino secundário geral e profissional criam cartazes, bandeiras e slogans alusivos ao
património linguístico.
património linguístico.
Atividade 2
Os alunos do ensino profissional criam um guia turístico e realizam visitas aos principais
museus da cidade.
Os alunos do ensino profissional criam um guia turístico e realizam visitas aos principais
museus da cidade.
Atividade 3
Os alunos e professores do ensino básico organizam o festival de poesia de línguas
estrangeiras.
Os alunos e professores do ensino básico organizam o festival de poesia de línguas
estrangeiras.
Atividade 4
Os alunos do ensino básico e secundário constroem mobiles com monumentos europeus.
Os alunos do ensino básico e secundário constroem mobiles com monumentos europeus.
Objetivo 2 - Promover o património cultural, material e imaterial, como fonte de inspiração para a criação contemporânea e a inovação.
Atividade 1 Os professores e alunos dos Jardins de Infância criam e decoram instrumentos musicais
com materiais recicláveis. Organizam uma exposição itinerante nas diferentes edifícios
escolares do agrupamento.
com materiais recicláveis. Organizam uma exposição itinerante nas diferentes edifícios
escolares do agrupamento.
Atividade 2 Os professores e alunos dos Jardins de Infância criam árvores de natal com lâmpadas.
Através de um processo de criação artística criam também diversas velas para o concurso
“Liga-te” promovido pela Câmara Municipal de Braga.
Através de um processo de criação artística criam também diversas velas para o concurso
“Liga-te” promovido pela Câmara Municipal de Braga.
Atividade 3
Os alunos do ensino básico e secundário criam histórias no programa “Storybird” com base em histórias tradicionais.
Os alunos do ensino básico e secundário criam histórias no programa “Storybird” com base em histórias tradicionais.
Objetivo 3 - Promover estratégias de desenvolvimento local para exploração
do potencial do património cultural.
do potencial do património cultural.
Atividade 1
Os alunos de todos os níveis de ensino trabalham sobre Profissões em extinção e
criam livros desdobráveis em cartolina (lapbooks).
Os alunos de todos os níveis de ensino trabalham sobre Profissões em extinção e
criam livros desdobráveis em cartolina (lapbooks).
Atividade 2
Os alunos de todos os níveis de ensino criam um eLivro com memórias dos avós.
Os alunos de todos os níveis de ensino criam um eLivro com memórias dos avós.
Atividade 3
Professores e alunos dos diferentes níveis de ensino fazem um levantamento dos diferentes
tipos de jogos locais e criam prospetos sobre jogos tradicionais que fazem parte do nosso
património afetivo e cultural. Os alunos do curso profissional de Desporto organizam uma
tarde recreativa dinamizando diferentes jogos tradicionais.
Professores e alunos dos diferentes níveis de ensino fazem um levantamento dos diferentes
tipos de jogos locais e criam prospetos sobre jogos tradicionais que fazem parte do nosso
património afetivo e cultural. Os alunos do curso profissional de Desporto organizam uma
tarde recreativa dinamizando diferentes jogos tradicionais.
Atividade 4
Os alunos do ensino básico e secundário criam bandas desenhadas em PIXTON sobre “O que há para visitar em Braga”.
Os alunos do ensino básico e secundário criam bandas desenhadas em PIXTON sobre “O que há para visitar em Braga”.
Sem comentários:
Enviar um comentário