quinta-feira, 30 de maio de 2019

Democracia e desenvolvimento sustentável - Projeto Água

Ontem o nosso Clube Europeu deu mais um passo no sentido da Inovação na Educação, ao ligar democracia e desenvolvimento sustentável e a necessidade de atuação sustentável da população, em geral, e dos jovens, em particular.  Alunos de duas turmas do Ensino Profissional participaram num Workshop no âmbito do projeto Água, que a Câmara Municipal de Braga está a dinamizar em parceria com a empresa Betweien.
 O objetivo deste projeto é fomentar a consciencialização dos alunos do 3°ciclo e secundário para a importância da Água enquanto elemento primordial para o equilíbrio do planeta e de todos os seres vivos.
O projeto consistiu na dinamização de workshops de 90 minutos, de modo a fomentar a escrita reflexiva dos alunos. As reflexões foram recolhidas no final do workshop, e serão editadas e compiladas pela equipa, com o objetivo de dar origem a um livro. O livro será oficialmente apresentado no dia 1 de outubro com a presença do músico Fernando Daniel.

Os alunos refletiram individualmente sobre As alterações climáticas e depois em grupo. Também refletiram sobre o Consumo sustentável e a "Água é vida". Escreveram as suas reflexões que serão depois incluídas no livro.

No final prepararam uma campanha sobre a importância da água criando um cartaz com um lema, ações individuais e coletivas para um consumo mais sustentável e por fim um símbolo da campanha.
Os alunos estiveram bastante envolvidos nesta atividade, tendo as tarefas realizadas contribuído para uma maior consciencialização das nossas ações para a preservação do planeta.
--------------------
Nas aulas de Artes os alunos do 10º ano criaram uma campanha de sensibilização sobre "Desenvolvimento sustentável" e "O planeta ameaçado". Os trabalhos foram depois divulgados numa exposição itinerante no agrupamento.
---------------------------

No âmbito da Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do nosso Clube Europeu trabalharam os objetivos da Agenda 2030 de ONU, produzindo panfletos e cartazes, tendo os melhores sido divulgados no blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário