quarta-feira, 5 de abril de 2017

Os Farricocos - Braga

Trabalho desenvolvido pelos Jardins de Infância do nosso agrupamento, alusivo às tradições da Páscoa. Os Farricocos. 
Um pouco da história desta personagem tão conhecida na semana santa da nossa cidade.
O farricoco era, no passado, uma forma dos fiéis cristãos bracarenses se penitenciarem dos seus pecados, propondo-se caminhar descalços e incógnitos nas procissões que percorriam a cidade. O confessor dava a penitência durante a confissão e os fiéis cumpriam à risca tal preceito. Ajudavam a iluminar as ruas durante os préstitos e a chamar os fiéis às celebrações com o auxílio das matracas, dado que os tilintar dos sinos era proibido durante este tempo especial. O som estridente das matracas, com o seu ruge-ruge era também sinal de penitência...
Entretanto, os farricocos foram-se aproveitando do seu anonimato para denunciar publicamente os pecados daqueles que não faziam penitência. O ambiente era, por isso, temeroso, e algumas pessoas recusavam vir às janelas, não fosse cair-lhes em cima alguma acusação.
Hoje, as procissões já quase não servem para penitências, mas o farricoco mantém-se como figurante primordial.
Dada a sua originalidade, é um símbolo da cidade e o artesanato cada vez mais explora esta figura e ainda bem! E que tal criar um concurso de farricocos para dinamizar o artesanato e a criatividade? E que tal criar o doce do farricoco?
fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário