segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Empresa - Junior Achievement Portugal

Programa “A Empresa”:  aprender a empreender

O Agrupamento de Escolas Carlos Amarante está a participar este ano, pela primeira vez, no programa de educação para o empreendedorismo A EMPRESA, dirigido aos alunos do ensino secundário. No passado mês de outubro, a escola celebrou um protocolo de cooperação com a Junior Achievement Portugal, Associação dos Jovens Empreendedores de Portugal, no sentido de desenvolver os seus melhores esforços e prestar toda a colaboração na prossecução dos objetivos deste programa, patrocinado também pela Câmara Municipal de Braga. 

No início do ano letivo, a coordenadora da JAP do Programa A EMPRESA, Drª Verónica Couto, deslocou-se à Escola Secundária Carlos Amarante para fazer a abertura solene do programa, apresentar os seus objetivos, delinear as linhas gerais e orientar os alunos do 11º ano do Curso Técnico Profissional de Design Industrial, na execução das várias metas a alcançar nesta ação.

Ao longo do ano letivo, os alunos, em grupos de 3 a 5 elementos, vão criar mini-empresas, com a ajuda de professores e voluntários, reunir capital, criar um produto ou um serviço e colocá-lo no mercado. No final do ano, devem liquidar a operação e pagar os dividendos aos titulares. Neste programa os alunos desenvolvem competências de trabalho em equipa, liderança, tomada de decisão, resistência ao fracasso, apresentação e comunicação oral, tornando-se mais empreendedores e dinâmicos. Por se tratar de uma aprendizagem pela prática, julgamos que este programa contribuirá para os alunos desenvolverem competências essenciais para melhor enfrentarem os desafios futuros no mercado de trabalho. Esta é também uma excelente oportunidade de ligação da escola à comunidade, aos recursos locais e ao mundo empresarial. 

Sem comentários:

Publicar um comentário