segunda-feira, 25 de março de 2019

Votação no Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo dá voz às escolas. É um processo democrático deliberativo, direto e universal, através do qual os alunos apresentam propostas de projetos de investimento para a escola.
Hoje foi a vez dos alunos votarem no melhor Orçamento Participativo 2019. O CE congratula-se com a participação cívica dos alunos.
Obteve maior número de votos a proposta A.


sexta-feira, 22 de março de 2019

Parlamento dos Jovens discute em Braga as alterações climáticas

O CE dá aos parabéns aos membros  que brilhantemente defenderam os seus projetos e apresentaram as suas argumentação na fase distrital do Parlamento dos Jovens. A democracia precisa de jovens mobilizados para defender a liberdade e os problemas globais. A Competência Global deve ser trabalhada na escola. Mobilizar os jovens para defender a democracia.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Projeto de solidariedade


Vamos ajudar! Vamos ser solidários.
 A Associação de Estudantes (AE) da ESCA começaram a divulgar nas salas de aulas o projeto de solidariedade ativa (recolha de alimentos e produtos de higiene pessoal) para pessoas carenciadas da nossa comunidade.

terça-feira, 19 de março de 2019

Uma escola feliz - Mapa da felicidade

Os alunos do 7º ano prepararam a exposição dos seus trabalhos na sala do aluno.
Na disciplina de Geografia criaram diferentes mapas do país para identificar as regiões mais felizes.
Na disciplina de História reinventaram a pré-história.

Período Neolítico
 Pré-História: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais


quinta-feira, 14 de março de 2019

Festa da Interculturalidade

O CE congratula-se com a excelente organização da Festa Chinesa pela Biblioteca Escolar, com o apoio do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
Este ano é o Ano do Porco.
Os alunos e as alunos que frequentam as aulas de Mandarim presentearam o público com cantares tradicionais, dança e passagem de trajes tradicionais chineses.
No fim, foi a degustação das iguarias chinesas e dos aromáticos chás.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Para uma cultura de Paz e Democracia

A escola tem de ser promotora de estratégias que fomentem uma maior aproximação das famílias à escola. Hoje recebemos na aula de Português o pai de um dos nossos alunos, o escritor da Costa do Marfim  para nos falar do seu livro de poesia EU SOU que está a divulgar.
Desiré Leopold Essoh, 
Não temos dúvida de que a escola sozinha não chega para garantir o sucesso escolar dos seus alunos. A participação dos pais na aprendizagem dos alunos é um elemento muito importante.
Os alunos leram vários poemas, entre eles este 
Democracia 
Não é democracia o poder das armas 
Pelas armas para o povo! 
Não é democracia o pensamento único, 
Levado a cabo pelo partido único! 
Não é democracia aniquilar 
Toda oposição ideológica! 
Não é democracia restringir 
As liberdades políticas! 
Não é democrático abafar 
A imprensa independente! 
Não é democracia 

Semana da leitura - Um poeta africano na escola

O escritor da Costa do Marfim, Desiré Leoplod Essoh esteve esta noite na escola para apresentar o seu livro de poesia EU SOU. Ele é quem dá voz aos que não têm voz, aos mais vulneráveis da sociedade. Foi uma noite inspiradora e participativa para os nossos alunos que frequentam o ensino noturno. Entre leituras de alguns poemas da obra e os comentários do escritor, aconteceu mais um momento de aprendizagem significativa no espaço escolar.
Também se leu o poema Democracia. Porque somos uma escola que ajuda os seus alunos a desenvolver competências para uma cultura democrática.





domingo, 10 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher, 8 março 2019

"Os direitos das mulheres são uma conquista da democracia e um dos seus pilares fundamentais"
Somos contra a violência. 
Na escola também se aprende a respeitar, a não tolerar a violência, nem a desigualdade de género, nem a desigualdade salarial. 
Homenagem às mulheres que lutaram e ergueram a democracia, a liberdade, o voto. 
Simão, 18 anos, estudante no liceu Camões
 “Juventude, Igualdade, na Escola, no Trabalho, na Vida.”
“A minha geração é muito mais respeitadora, muito mais consciencializada para a igualdade de género, o problema é que muitas vezes estamos consciencializados de uma forma não muito correcta, o que leva por um lado a termos um discurso que à partida parece promover a igualdade de género mas que depois em funções práticas não representa a igualdade de género, nomeadamente no trabalho e noutras situações, com na escola, etc.”





sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional das Mulheres - Pela Igualdade de género

A igualdade de género é um pilar da democracia. 


Neste Dia Internacional das Mulheres vamos continuar a trabalhar para alcançar a igualdade de género. As mulheres representam hoje uma força de trabalho importante em todos os setores da sociedade. Vamos continuar a trabalhar com os nossos jovens para a promoção de um mundo mais igualitário. Um mundo onde as mulheres, em qualquer parte do planeta, possam desenvolver todo o seu potencial sem barreiras. O nosso Clube Europeu pretende que a igualdade de género seja uma realidade.


quarta-feira, 6 de março de 2019

Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens

A Sessão Distrital realizou-se nos dias 25 e 26 de fevereiro. Estiveram presentes 54 escolas, o projeto da nossa escola foi o mais votado. Parabéns ao professor Francisco Marinho e aos seus alunos, membros do Clube Europeu.
Nesta sessão a escola foi a mais votada e o nosso aluno Luiz Correia foi eleito porta-voz do Circulo de Braga para a Sessão Nacional que vai decorrer nos dias 6 e 7 de maio na Assembleia da República. Parabéns Luiz.