terça-feira, 29 de março de 2016

Iniciativa - "E se fosse eu? Fazer a mochila e partir"

O Clube Europeu do AECA associa-se a esta iniciativa conjunta da Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), em colaboração com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ). A nossa escola já está inscrita. 
JUNTOS PODEMOS MAIS! 


segunda-feira, 21 de março de 2016

MANIFESTO POÉTICO

Para as comemorações do Dia Mundial da Poesia no dia 21 de março, a Câmara Municipal de Braga, em colaboração com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, propôs um conjunto de atividades de rua concentradas junto ao Coreto da Avenida Central e na Biblioteca Lúcio Craveiro que incluiam recitais, tertúlias, conversas, apresentações, exposições, concertos e intervenções artísticas
Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Secundária Carlos Amarante, coordenados pelas professoras de Português e Inglês realizaram um manifesto poético com uma coreografia peculiar que muito agradou ao público que assistiu.
Esta atividade visou sensibilizar os alunos e a população em geral para atitudes discriminatórias e inseriu-se dentro das atividades do Clube Europeu referente ao tema "Interculturalidade e as migrações no espaço europeu".

quarta-feira, 16 de março de 2016

Resultados do Concurso dos Clubes Europeus 2015/16

Vamos fazer da diversidade, da mobilidade e das relações interculturais um desafio e oportunidade de enriquecimento e de cidadania!

Foi com enorme satisfação que acolhemos o 2º Lugar nos resultados do Concurso dos Clubes Europeus 2015/16. O projeto do Clube Europeu do AECA subordinado ao tema “Interculturalidade e mobilidade no espaço europeu” mereceu grande acolhimento neste concurso o que muito congratula a toda a equipa.

O conjunto de atividades planeadas para este ano têm três objetivos:

(1) Sensibilizar os alunos para a promoção e valorização da diversidade.  
(2) Fomentar a valorização da diversidade, da comunicação intercultural e da alteridade.
(3) Prevenir situações de discriminação, de xenofobia e de violência em relação aos migrantes e minorias étnicas.

Atividade I Prevista para o Objetivo 1 
– Palestra organizada pelos alunos do ES sobre “Etnocentrismo”.

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 1 
 - Produção de um vídeo com os vários alunos estrangeiros que estudam na escola, cada um fala na sua língua sobre o seu país de origem, com legendagem em português.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 1 
– Os alunos do EB, ES e EP criam brochuras, folhetos, panfletos com mensagens em várias línguas para promover a “A Minha Cidade Aberta e Intercultural”.

Atividade I Prevista para o Objetivo 2 
– Concurso de slogans, aberto à participação de todos os alunos do agrupamento, a favor da "Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu". Será criado um eBook com todos os slogans que será publicado no site da escola. Durante um mês passará um slogan diferente na Homepage da escola. 

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 2 
– Os alunos do ES fazem o levantamento de dados estatísticos sobre: (1) A migração, dentro e fora de Portugal. (2) A feminização das migrações. (3) Migrantes no espaço europeu. (4) Estrangeiros em Portugal. Realizam infografias com os dados recolhidos.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 2 
– Os alunos do EB, ES e EP  organizam um debate sobre “A importância do diálogo e da convivência intercultural”.

Atividade I Prevista para o Objetivo 3
 – Os alunos do Agrupamento captam com os seus smartphones imagens de mensagens discriminatórias e “racistas”, visíveis na cidade, para serem utilizadas como instrumentos de consciencialização intercultural. Será organizada uma exposição das imagens.

Atividade 2 Prevista para o Objetivo 3
 – Os alunos do Agrupamento criam curtas-metragens para sensibilização à interculturalidade e combate aos preconceitos, estereótipos e outras formas de discriminação.

Atividade 3 Prevista para o Objetivo 3 
– Os alunos do Agrupamento criam um guia sobre os principais mitos ligados aos preconceitos e estereótipos socialmente construídos em relação às minorias e às diferenças religiosas, sociais, étnico/culturais, geracionais e de género.